Um dia, ainda pequeno, sonhei ser útil a alguém, à minha comunidade, à minha sociedade!
Parti para luta, desde uma minúscula aldeola nos confins da antiga colónia portuguesa, actual Guiné-Bissau. A preocupação do meu" baba", meu pai, foi sempre fazer da minha pessoa um grande homem à semelhança do seu pai, o meu avô Khalifane. Pagar na mesma moeda o sacrifício de todos aqueles que pretendiam que tivesse um bom ofício para o benefício da minha "tabanca".

Durante a guerra colomial , saí de Kantoma, aldeia situada na região de Quínara, sul da Guiné-Bissau, para Empada, Bolama, Bissau, Pelundo e finalmente em Teixeira Pinto, actual Canchungo. Desta terra, na região de Cacheu, no Norte do país, cresci graças à benevolência e à humanidade de um grande homem, o régulo do chão manjaco, o Excentíssimo Joaquim Baticã Ferreira, bárbaramente assassinado pelo poder selvático, corrupto e desumano do P.A.I.G.C.
Um grande Homem com qualidades excepcionais , que só sabia semear o amor, a amizade, a solidariedade, a camaradagem, a paz, o altruísmo, a fraternidade e, acima de tudo, o diálogo franco e aberto!
Aqui estou sentado numa acção de formação com o mesmo desiderato: aprender para servir melhor a minha comunidade em particular e, em geral, ao meu semelhante!
Sem comentários:
Enviar um comentário