Vindo duma tabanca recôndita da Guiné-Bissau, Kantoma, no Sul do País, eis um homem a que inicialmente se chamou , Kambleche (Kankambal Yoyó) e mais tarde, Fernando:
Já maduro, mas ainda sem futuro, porque o seu sonho, ainda está escuro, porque nada dele está seguro, isto é, a sua vida é uma labareda, um beco sem saida! O tempo passado na infância ainda o faz viver, momentâneamente, feliz como um pássaro esvoaçando num espaço ilimitado.
Encantado pelos seus amores, sua mulher e seus filhos, esse homem encara a vida com um sorriso permanente na sua fisionomia e nada o faz desistir de qualquer desafio por mais difícil que possa parecer .
Escolheu, pelas circunstâncias da vida, a educação como a sua paixão, a profissão que lhe dá energia, alegria, força e esperança em encaminhar e sonhar como quem escala uma montanha
numa manhã.
Embora esquecido pela educação, durante mais de vinte anos no exercício, não larga esse ofício, porque a sua costela, vem duma "lala" que embala qualquer criançola que nunca fica tranquila.
A escrita o incita a vencer todas as suas barreiras físicas e psíquicas, pois é como o oxigénio que sustenta qualquer génio no seu desígnio, mesmo com algum escárnio da vida atribulada.
O senhor Ndo convida-o(a) para uma caminhada divertida e alegre e encare a sua escrita como que labuta sem mestre atendendo às circunstâncias e vicissitudes da vida.
A sua ignorância, vicia-o na letra e na palavra, a razão porque não pára e espera a altura, a hora mestra e apropriada para caminhada.
Acompanhe-o neste espaço de lin has solta


