A DELÍCIA
DA ESCRITA
É TUDO
O QUE ME ENCANTA
E INDICIA
NESTE MUNDO
I
É a escita
Tudo o que me resta
Como palitivo,
Como incentivo
para continuar a viver
Como muito prazer.
II
Não valho
Para cada filho
Que tenho,
Nem tão pouco
Do sonho
Que acalento
Desde a minha
Juventude
Em ajudar a minha
Família
E a minha
Sociedade.
III
Em casa,
O meu mutismo,
O silêncio,
O monólogo,
Constituem
O cenário
Constante
E permanente.
IV
Não tenho ninguém
A quem
Dialogar
Pois, estou abandonado pelos meus filhos, Estes, desdenham-me, odeiam-me, detestam-me.
Às vezes estou em casa e apenas limito-me a desenhar, ler escrever ou a dormir. Nada me apetece fazer e assim, torno-me num preguiçoso! Ninguém me telefona, ninguém se lembra que ainda estou a existir, a viver ou melhor dizendo, a sobreviver,
A alegria de viver dissipo-se completamente, pois, já não consigo viver a incentivar e a ajudar a alguém a viver,
Em todos os papeis e em todas as folhas, escrevo coisas incríveis, porque eu sei que à partida, ninguém lê ou vê que eu escrevo ou desenho. No entanto, eu sei que Deus ainda está comigo enquanto estou ou estiver a respirar.
CATUJAL, 21 DE FEVEREIRO DE 2014.
KANKAMBAL MATTOS (NDO)
A ÉPOCA
FANTÁSTICA
DO BENFICA
I
A confiança,
A esperança,
Mesmo na desgraça,
Nos lança
Para mais trajetórias
Para mais vitórias,
E,
Consequentemente,
Para mais alegrias,
A fim de esquecermos
As feridas,
As derrotas
Remotas,
Passadas
E acreditar,
Acreditar
Sempre em mais conquistas.
II
Simplesmente
Triplete,
A época
Futebolística
Do Benfica
Foi fantástica,
Para não dizer, heróica,
Apesar dos desaires
E momentos piores
Que atravessou
No ano passado.
III
O Benfica
E a todos os que, direta ou indiretamente
Estão envolvidos no seu grande projeto,
A Direção,
Nunca desistiram,
Nunca baixaram
As cabeças,
Persistiram
E sempre acreditaram
Nas suas forças
Intrínsecas
E extrínsecas,
Até a esse momento imemorável,
Indelével
Na história do Clube.
IV
Infelizmente,
Não nos foi possível alcançar,
Atingir o objetivo europeu!
Mas, batemo-nos
Como grandes combatentes
Em todas as frentes
E embates!
V
Orgulhamo-nos
Por tudo o que o Benfica demonstrou
E provou
A todos
E em todos os lados,
Ainda que tenhamos deixar fugir
O objetivo europeu.
Ontem erguemos mais um troféu
A juntar tantos outros
Da glória do clube.
VI
O Benfica
É uma grande lição
Para todos,
Como dizia um grande homem.
Nunca se deve desistir
Por mais que as coisas
Nos parecem negras.
Para quem no ano transato
Não conseguiu cumprir nenhum projeto
Que tinha proposto,
É de louvar a combatividade
E a confiança
Na sua força,
Por essa mística,
Que se chama Benfica.
VI
Escrevi,
Escrevo
E escreverei
Sobre o meu Benfica
Por e para todos os momentos,
Maus e bons,
De derrotas
E de vitórias,
Pois, a escrita
É a minha sina,
A porta
Aberta
Que me ensina
E mostra a senda
Da vida.
VII
As derrotas
Trucidam os nossos pulmões,
Os nossos corações;
Decapitam as nossas costas!
Foi assim
Na derrota de Turim!
Nem quero lembrar –me
Desse nome!
Mas tenho que me recompor
Como adepto
De suor,
E estar sempre com rigor,
Vigor
E sempre pronto,
Para qualquer confronto
De momento.
Viva o Benfica
De que se fala
Nesta época
Como estrela
Que brilha
E espalha
o seu brilho
em cada soalho!
Viva os campeões
De todas as paixões,
De todas as gerações
E de todas as Nações!
Findámos a época
De ouro,
Com tenacidade:
Campeonato Nacional,
Taça da Liga
Taça de Portugal!
A conquista total
A nível Nacional!
Catujal (domingo - 22horas), 18 de Maio de 2014.
KANKAMBAL- MATTOS (NDO)
FANTÁSTICA
DO BENFICA
I
A confiança,
A esperança,
Mesmo na desgraça,
Nos lança
Para mais trajetórias
Para mais vitórias,
E,
Consequentemente,
Para mais alegrias,
A fim de esquecermos
As feridas,
As derrotas
Remotas,
Passadas
E acreditar,
Acreditar
Sempre em mais conquistas.
II
Simplesmente
Triplete,
A época
Futebolística
Do Benfica
Foi fantástica,
Para não dizer, heróica,
Apesar dos desaires
E momentos piores
Que atravessou
No ano passado.
III
O Benfica
E a todos os que, direta ou indiretamente
Estão envolvidos no seu grande projeto,
A Direção,
Nunca desistiram,
Nunca baixaram
As cabeças,
Persistiram
E sempre acreditaram
Nas suas forças
Intrínsecas
E extrínsecas,
Até a esse momento imemorável,
Indelével
Na história do Clube.
IV
Infelizmente,
Não nos foi possível alcançar,
Atingir o objetivo europeu!
Mas, batemo-nos
Como grandes combatentes
Em todas as frentes
E embates!
V
Orgulhamo-nos
Por tudo o que o Benfica demonstrou
E provou
A todos
E em todos os lados,
Ainda que tenhamos deixar fugir
O objetivo europeu.
Ontem erguemos mais um troféu
A juntar tantos outros
Da glória do clube.
VI
O Benfica
É uma grande lição
Para todos,
Como dizia um grande homem.
Nunca se deve desistir
Por mais que as coisas
Nos parecem negras.
Para quem no ano transato
Não conseguiu cumprir nenhum projeto
Que tinha proposto,
É de louvar a combatividade
E a confiança
Na sua força,
Por essa mística,
Que se chama Benfica.
VI
Escrevi,
Escrevo
E escreverei
Sobre o meu Benfica
Por e para todos os momentos,
Maus e bons,
De derrotas
E de vitórias,
Pois, a escrita
É a minha sina,
A porta
Aberta
Que me ensina
E mostra a senda
Da vida.
VII
As derrotas
Trucidam os nossos pulmões,
Os nossos corações;
Decapitam as nossas costas!
Foi assim
Na derrota de Turim!
Nem quero lembrar –me
Desse nome!
Mas tenho que me recompor
Como adepto
De suor,
E estar sempre com rigor,
Vigor
E sempre pronto,
Para qualquer confronto
De momento.
Viva o Benfica
De que se fala
Nesta época
Como estrela
Que brilha
E espalha
o seu brilho
em cada soalho!
Viva os campeões
De todas as paixões,
De todas as gerações
E de todas as Nações!
Findámos a época
De ouro,
Com tenacidade:
Campeonato Nacional,
Taça da Liga
Taça de Portugal!
A conquista total
A nível Nacional!
Catujal (domingo - 22horas), 18 de Maio de 2014.
KANKAMBAL- MATTOS (NDO)

























































