AS CRIANÇAS
NO JARDIM
I
NDO
ESTANDO
No jardim,
Pôs-se em reflexão,
Enquanto a paixão,
A satisfação
E a diversão
Dominam as crianças
Nas imensas
E diversas
Brincadeiras
Cândidas e sinceras,
Com as pedras,
Areias,
Flores
De várias
Cores,
Esquecendo-se momentaneamente
Das regras
Impostas
Lá nas casas,
Nas palhotas
Pelos seus pais...
II
Oh! Tanto
Amor!
Lembro-me
Como me
Divertia,
Vendo
Os meus pequenos
Genuínos,
A saltitar
De um lado
Para o outro,
Aproveitando
O momento
Para escrever
Qualquer
Coisa
Que me
Vinha à cabeça,
Bem como me
Sentia
Solto
Como um pássaro
Fora da Gaiola,
Ou como um pescador
A pescar,
Em pleno mar,
Guiado.
Pela
Estrela
Polar!!!
III
Agora,
Nesta hora,
Tudo o que paira
Na cabeça
Do filho de Quínara,
É a pura
Lembrança,
A pura
Memória
Da História
De cada estória,
Que a sua teimosa
Recusa
Em não passar,
Apagar, lisar,
E assim, arrasa...!!!
IV
Tudo o que vejo,
Não invejo,
Pelo contrário,
Aproveito o ensejo,
Com o enorme prazer
Para ser
Solidário
Com todos aqueles
Que partilham
O seu tempo,
Não importa o tipo
De atividades que praticam,
A sua sabedoria,
A sua alegria
Com os demais atores
Nos arredores,
Desde a pequenada,
A classe desocupada,
A classe reformada...
V
Enfim,
O jardim
Faz-me recordar,
Lembrar
Os momentos
Bons e maus,
Parar
Um pouco
Para refletir,
Organizar
E ajuizar
Os meus pensamentos
E, depois prosseguir,
Agir,
Perante
As adversidades do presente,
Para definir
E prevenir
O provir...!
VI
Enfim,
O jardim,
Nos conduz
A reflexão,
A introspecção
Uma luz
Que nos resgata
Do que é ruim,
Para uma meta
Capaz,
Que nos traz
A paz
De alma,
A calma,
O amor
Próprio,
O brio,
A autoestima,
O amor ao máximo
Ao nosso próximo,
Aos que nos amam,
Aos que nos estimam...!
(Continua)
Brandoa Parque Luís de Camões, 20/07/2018.
KK(NDO)
A ÉPOCA
FANTÁSTICA
DO BENFICA
I
A confiança,
A esperança,
Mesmo na desgraça,
Nos lança
Para mais trajetórias
Para mais vitórias,
E,
Consequentemente,
Para mais alegrias,
A fim de esquecermos
As feridas,
As derrotas
Remotas,
Passadas
E acreditar,
Acreditar
Sempre em mais conquistas.
II
Simplesmente
Triplete,
A época
Futebolística
Do Benfica
Foi fantástica,
Para não dizer, heróica,
Apesar dos desaires
E momentos piores
Que atravessou
No ano passado.
III
O Benfica
E a todos os que, direta ou indiretamente
Estão envolvidos no seu grande projeto,
A Direção,
Nunca desistiram,
Nunca baixaram
As cabeças,
Persistiram
E sempre acreditaram
Nas suas forças
Intrínsecas
E extrínsecas,
Até a esse momento imemorável,
Indelével
Na história do Clube.
IV
Infelizmente,
Não nos foi possível alcançar,
Atingir o objetivo europeu!
Mas, batemo-nos
Como grandes combatentes
Em todas as frentes
E embates!
V
Orgulhamo-nos
Por tudo o que o Benfica demonstrou
E provou
A todos
E em todos os lados,
Ainda que tenhamos deixar fugir
O objetivo europeu.
Ontem erguemos mais um troféu
A juntar tantos outros
Da glória do clube.
VI
O Benfica
É uma grande lição
Para todos,
Como dizia um grande homem.
Nunca se deve desistir
Por mais que as coisas
Nos parecem negras.
Para quem no ano transato
Não conseguiu cumprir nenhum projeto
Que tinha proposto,
É de louvar a combatividade
E a confiança
Na sua força,
Por essa mística,
Que se chama Benfica.
VI
Escrevi,
Escrevo
E escreverei
Sobre o meu Benfica
Por e para todos os momentos,
Maus e bons,
De derrotas
E de vitórias,
Pois, a escrita
É a minha sina,
A porta
Aberta
Que me ensina
E mostra a senda
Da vida.
VII
As derrotas
Trucidam os nossos pulmões,
Os nossos corações;
Decapitam as nossas costas!
Foi assim
Na derrota de Turim!
Nem quero lembrar –me
Desse nome!
Mas tenho que me recompor
Como adepto
De suor,
E estar sempre com rigor,
Vigor
E sempre pronto,
Para qualquer confronto
De momento.
Viva o Benfica
De que se fala
Nesta época
Como estrela
Que brilha
E espalha
o seu brilho
em cada soalho!
Viva os campeões
De todas as paixões,
De todas as gerações
E de todas as Nações!
Findámos a época
De ouro,
Com tenacidade:
Campeonato Nacional,
Taça da Liga
Taça de Portugal!
A conquista total
A nível Nacional!
Catujal (domingo - 22horas), 18 de Maio de 2014.
KANKAMBAL- MATTOS (NDO)
FANTÁSTICA
DO BENFICA
I
A confiança,
A esperança,
Mesmo na desgraça,
Nos lança
Para mais trajetórias
Para mais vitórias,
E,
Consequentemente,
Para mais alegrias,
A fim de esquecermos
As feridas,
As derrotas
Remotas,
Passadas
E acreditar,
Acreditar
Sempre em mais conquistas.
II
Simplesmente
Triplete,
A época
Futebolística
Do Benfica
Foi fantástica,
Para não dizer, heróica,
Apesar dos desaires
E momentos piores
Que atravessou
No ano passado.
III
O Benfica
E a todos os que, direta ou indiretamente
Estão envolvidos no seu grande projeto,
A Direção,
Nunca desistiram,
Nunca baixaram
As cabeças,
Persistiram
E sempre acreditaram
Nas suas forças
Intrínsecas
E extrínsecas,
Até a esse momento imemorável,
Indelével
Na história do Clube.
IV
Infelizmente,
Não nos foi possível alcançar,
Atingir o objetivo europeu!
Mas, batemo-nos
Como grandes combatentes
Em todas as frentes
E embates!
V
Orgulhamo-nos
Por tudo o que o Benfica demonstrou
E provou
A todos
E em todos os lados,
Ainda que tenhamos deixar fugir
O objetivo europeu.
Ontem erguemos mais um troféu
A juntar tantos outros
Da glória do clube.
VI
O Benfica
É uma grande lição
Para todos,
Como dizia um grande homem.
Nunca se deve desistir
Por mais que as coisas
Nos parecem negras.
Para quem no ano transato
Não conseguiu cumprir nenhum projeto
Que tinha proposto,
É de louvar a combatividade
E a confiança
Na sua força,
Por essa mística,
Que se chama Benfica.
VI
Escrevi,
Escrevo
E escreverei
Sobre o meu Benfica
Por e para todos os momentos,
Maus e bons,
De derrotas
E de vitórias,
Pois, a escrita
É a minha sina,
A porta
Aberta
Que me ensina
E mostra a senda
Da vida.
VII
As derrotas
Trucidam os nossos pulmões,
Os nossos corações;
Decapitam as nossas costas!
Foi assim
Na derrota de Turim!
Nem quero lembrar –me
Desse nome!
Mas tenho que me recompor
Como adepto
De suor,
E estar sempre com rigor,
Vigor
E sempre pronto,
Para qualquer confronto
De momento.
Viva o Benfica
De que se fala
Nesta época
Como estrela
Que brilha
E espalha
o seu brilho
em cada soalho!
Viva os campeões
De todas as paixões,
De todas as gerações
E de todas as Nações!
Findámos a época
De ouro,
Com tenacidade:
Campeonato Nacional,
Taça da Liga
Taça de Portugal!
A conquista total
A nível Nacional!
Catujal (domingo - 22horas), 18 de Maio de 2014.
KANKAMBAL- MATTOS (NDO)


























































