segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A APRESENTAÇÃO, A GRANDE HUMILHAÇÃO!

I
Desempregado,
Sou obrigado
A aprentar-me quinzenalmente
Na Junta de freguesia
Da minha área de residência!
Como é humilhante!
II

Hoje,
Bem perto
Do meu apartamento,
Rege
A história
Daquele que já não tem alegria,
Daquele que só a tristeza
No seu seio
Extravasa,
Isto é, o seu meio,
o aprisiona,
O condena!

III

Nada me resta,
Senão a vergonha,
O diz que diz
Da forma como está infeliz!
A degeneração do filho de Nhanha,
Que cada um evita
O seu encontro,
Porque está no espectro!

IV

O professor
Do amor,
Tem a dor;
O educador
Que espalha o fedor
Ao redor,
Porque mais nada
Tem para dar,
Porque na sua caminhada,
Em nada
Mais pode ajudar,
Nem
A ninguém,
Porque já nada
Tem.

V

A educação
Conduz a podridão,
A degeneração,
Senão
A evaporação
Definitiva desse cidadão,
Agora sem nenhum tostão!

VI

Em vez de ajudar os seus,
São os seus
Que neste momento o ajudam,
Õ auxiliam,
E, Consequentemente,
Evitam a sua morte
Iminente!

VII

Os meus bolsos
Estão actualmente
Rotos!
Os cêntimos,
São presentemente
Escassos
E eu, o educador,
Com a dor,
Não não vejo mais outros rumos!

PRIOR VELHO, 19 DE SETEMBRO DE 2011.

MATTOS ( NDO )

GICONDA/ É MUITO LINDA

I
Vários adjectivos
Para descrever
E caracterizar esta senhora:
- Linda;
- Bonita;
- Formosa;
- Charmosa;
Espêndida; etc.

II

Descrevê-la
Por palavras,
É muito arriscado,
Pois, poderemos
Cair no frívolo,
No dolo,
No caricato,
E sermos
Apelidados
De plagiadores
Ou plagiários.

III
Assumo
A responsabilidade,
Todas as consequências
Pelo plágio,
Quase que uma ofensa,
Ao tentar desenhar
Giconda,
Mona Lisa!
Tõa linda,
Tão formosa,
Para não dizer,
Tão misteriosa
Ao observar,
Ao ver
A sua cara
Como uma grande senhora,
O seu semblante,
O seu rosto
Tão perfeito,
Um mito
De cada mente
A empolgar,
A fitar
Um ser
Qualquer !

IV

É esta uma
Forma
De expressar
Os meus sentimentos,
Exteriorizar
Os meus pensaentos
Através da arte:
Esvaziar
A menha mente.

VI

No dia
Em que decidia
Cortar a barba
Branca,
O cabelo branco,
Substituidos
Por uma barba de um imerbe,
O cabelo e a barba pintados
A preto, para agradar os que suave
E duramente
Me crticaram,
Por aqueles que me adoram,
Ponho a arte,
A minha paixão,
O fervor
Do meu coração,
À exposição.


VII

Hoje, bem cedo, acordei - me por voltas das quatro horas da madrugada e fui devorar, falar com a natureza, um outro inetrlocutor meu neste momento.
Nesse devaneio, vierarm bastantes ideias geniais, como por exemplo, um título ," A EXPLOSÃO DO MEU CORAÇÃO"; "A CAMA AMOLECE O MEU CORPO, ENTOPE A MINHA ALMA, DEGENERA A MINHA MENTE"...
Por que tanta degeneração/ desse cidadão/, um emigrante/ que sente/a pulsação/ do sangue que circula pelas veias?!
Livrei-me da barba branca, do cabelo branco, pois, cortei o cabelo no barbeiro chamado Justin, no Centro Comercial de Sacavém, pagando 7 euros (mais 1 euro de gorjeta).
Esta é a verdadeira história deste homem, que neste momento vive miseravelmente aqui em Lisboa, melhor dizendo, nas portas de Lisboa.
O João Baticã Ferreira( João Albino) despediu-se de nós definitivamente! Um grande humanista que durante a sua vida, só soube zelar pelas pessoas, fazer o bem aos seus semelhantes! Deus chamou-o perto de si , porque precisa dele mais do que nós aqui na terra(10/09/2011!

PRIOR VELHO, 11 DE SETEMBRO DE 2011

MATTOS ( NDO )

sábado, 3 de setembro de 2011

LEVANTA-TE E CAMINHA-TE

I

Sob o sol ardente,
O vivente
Parte
para lugar distante,
Confiante
Na sua sorte.

II

No dia
Em que todos
Se rodopiam ,
O soldado da paz
Procura o ambiente
Em que todos
Estão confortados
Nos seus afazeres.

PV CITY, 03 DE SETEMBRO DE 2011.

MATTOS (NDO)