sábado, 19 de junho de 2021

AS CRIANÇAS
NO JARDIM

I

NDO
ESTANDO
No jardim,
Pôs-se em reflexão,
Enquanto a paixão,
A satisfação
E a diversão
Dominam as crianças
Nas imensas
E diversas
Brincadeiras
Cândidas e sinceras,
Com as pedras,
Areias,
Flores
De várias
Cores,
Esquecendo-se momentaneamente
Das regras
Impostas
Lá nas casas,
Nas palhotas
Pelos seus pais...

II

Oh! Tanto
Amor!
Lembro-me
Como me
Divertia,
Vendo
Os meus pequenos
Genuínos,
A saltitar
De um lado
Para o outro,
Aproveitando
O momento
Para escrever
Qualquer
Coisa
Que me
Vinha à cabeça,
Bem como me
Sentia
Solto
Como um pássaro
Fora da Gaiola,
Ou como um pescador
A pescar,
Em pleno mar,
Guiado.
Pela
Estrela
Polar!!!

III

Agora,
Nesta hora,
Tudo o que paira
Na cabeça
Do filho de Quínara,
É a pura
Lembrança,
A pura
Memória
Da História
De cada estória,
Que a sua teimosa
Recusa
Em não passar,
Apagar, lisar,
E assim, arrasa...!!!

IV

Tudo o que vejo,
Não invejo,
Pelo contrário,
Aproveito o ensejo,
Com o enorme prazer
Para ser
Solidário
Com todos aqueles
Que partilham
O seu tempo,
Não importa o tipo
De atividades que praticam,
A sua sabedoria,
A sua alegria
Com os demais atores
Nos arredores,
Desde a pequenada,
A classe desocupada,
A classe reformada...

V

Enfim,
O jardim
Faz-me recordar,
Lembrar
Os momentos
Bons e maus,
Parar
Um pouco
Para refletir,
Organizar
E ajuizar
Os meus pensamentos
E, depois prosseguir,
Agir,
Perante
As adversidades do presente,
Para definir
E prevenir
O provir...!

VI

Enfim,
O jardim,
Nos conduz
A reflexão,
A introspecção
Uma luz
Que nos resgata
Do que é ruim,
Para uma meta
Capaz,
Que nos traz
A paz
De alma,
A calma,
O amor
Próprio,
O brio,
A autoestima,
O amor ao máximo
Ao nosso próximo,
Aos que nos amam,
Aos que nos estimam...!

(Continua)

Brandoa Parque Luís de Camões, 20/07/2018.

KK(NDO)
Sem cessar
De procurar,
Um lugar
Para me sossegar,
Eis que,
Numa tarde
De muito calor,
Muita sede,
Ao redor,
Perto,
No distrito
De Lisboa,
Concretamente na Brandoa,
Ao alto,
Ao ar
Livre,
O vento
A soprar...
Tive
O prazer de contemplar
E deliciar
A brisa da cidade...!