sábado, 31 de dezembro de 2011

O SENHOR É UM AMOR

I

QUEM ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR?
OS HOMENS OU Deus?
Quem está mais perto de nós?
O vizinho ou o familiar distante?
A quem podemos dar a prioridade?


II

São tantas
As perguntas
Repletas
Na minha cabeça,
Que fico cada vez mais confuso
Quando penso
Na existencia humana,
Esquecendo, muitas das vezes,
A existencia
Divina,
Transformo-me num grande ateu,
Um grande agnóstico.

III

o ano civil
Que está a findar,
Um outro
Que está a começar,
Um hábil
Ou um inábil
Está numa difícil
Situação,
Tanto no domínio emocional,
Financeiro ou profissional.

IV

As tristezas
Povoam o meu dia-a -dia!
As defesas
São escasas
Para quem não tem asas
Para fugir delas e sentir alegria!

V

o ano que hoje finda,
Enfernizou a minha vida!
Nada
Posso fazer,
Posso dizer
Que me valesse a pena viver,
A não ser alegrias
Espontaneas
Do nascimento do meu netinho
E do juramento da bandeira
Do meu filhinho.

No entanto,
Não posso lamentar tanto,
Pois, a Providencia
Ainda garantiu a minha existencia,
A minha saúde.
Gozando a paternidade
E a familiaridade
Dos que estão à minha volta,
Dos que não me deixam tombar,
Dos que não me deixam quedar,
Como por exemplo,
O Helénio
Ou a Kelcy/Ruth!

VII

Sem sono,
Procuro a palavra
Para serenar o meu animo,
Para adubar a minha mente
Já debilitada pelas tristzas
Que acompanharam a minha vida,
Pois, não tenho a palavra amiga,
Não tenho uma mão a cariciar-me,
Não tenho um braço
A abraçar-me,
Um peito a afugentar-me
O frio,
Um beijo
Rijo
A me fazer
Ver
Que ainda vale a pena viver!

PV CITY, 31 DE DEZEMBRO DE 2011.

MATTOS (NDO)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

UMA MESA CHEIA/,NENHUMA PONTA/ESTAVA VAZIA!/A MESA ESTAVA REPLETA/

I
A alegria
Espontânea,
Instantânea
No seio da hipocrisia,
Vivemos momentos
Divertidos,
Fantásticos,
Onde estiveram os nossos familiares,
Filhos,primos,,netos, sobrinhos, amigos, conhecidos
E indesejados.

II

A festa do baptizado
Da Helma e do Helénio Júnior,
Nossos netos,
Filhos do Helénio Herédia e da Maku(Aissatú )Mané.

III

Foi uma festa íntima,
Animada,
Familiar
Bastante alegre,
Onde pudemos partilhar alguns momentos
De diversão para esquecermos
A crise que está assolando o nosso país,
Portugal.

IV

Na festa
Estiveram presentes
Os nossos filhos Lually,Lucy,Khally (Khalifane), Kelcy e Ruth;
Os nossos netos: Didier, Helma, Kelvin e O o júnior;
Os irmãos da Natty: Ciro,Paula Nunes e o seu marido Jean da Costa;Sobrinhos da Natty: Marinho e a sua segunda mulher Nany e a filha, Edu e a sua mulher Murrida e a filha,Buka;
madrinha da Natty, Conceição Correia; o marido da Lucy, Heraldo e o pai Benjamim;a namorada do Lually, Nixinha; a namorada do Khally, Vivy( e a outra a Andreia)); a filha do Ciro, a Paula;as amigas da Nixinha, Cristina e a irmã da Makú; a amiga da Makú, a Rosy;o meu sobrinho, Arlindo Ferreira(Escada);os nossos amigos: Ana Maria Pereira, Augusta Lopes, o Lobo, o Joaquim Bassangui, Kuka,Murrida a filha Dalila e o namorado da filha, os primos do Helénio: Revy, o Jacob e a mulher e outras pessoas amigas da Makú que não conheço e, por fim, os convcidados indesejados, os vândalos do bairro, os amigos do meu filho Khally.

A festa terminou precisamente quando estes indivíduos entraram em casa. Quando me apercebi da sua estada, imediatamente parei a música e liguei o televisor. Fui logo ter com a Paula Nunes, perguntando-lhe se já queria ir para a sua casa a fim de a levar com o marido, a nora, o marido e a Vivy.
Levei-os e assim terminou a festa. Aliás, os indesejados, apercebendo-se também que eram pessoas não gratas, indesejadas, retiram-se logo antes de eu sair para levar a Paula e a sua comitiva.
A festa que gerou polémica entre a sogra a nora, pois, esta última não queria o baptizado dos filhos. Foi pressionada pelo marido que se encontra em Bissau e contra a sua própria vontade, acedeu amuada. Gastou-se um mar de dinheiro que podia servir para muita coisa!

PV CITY, 25 DE DEZEMBRO DE 2O11.

MATTOS (NDO)