I
Mais cedo,
Ou mais tarde,
Estimado ou odiado,
O sr. Ndo, Com celeridade
É afastado,
É corrido
Deste sítio,
Deste convívio,
Porque simplemente
É contratado
Porque desta casa,
Não faz parte,
Porque uma pessoa intrusa,
Estranha,
Que o Ministério
De vez em quando
Apanha.
II
As amizades
Criadas,
Verdes,
Cimentadas
Ao longo de dois anos,
São desfeitas,
Deixando
Assim, bons alunos,
Educados
E estimados !
III
Chegou o Verão,
Já não serão
Necessários
Os contratados,
Pois, os efectivos
Farão
Mais sacrifícios
Os executivos
Sob o olhar atento do Ministério
E,assim,
Serão recompensados !
IV
Para o próximo ano lectvo,
O Conselho Executivo,
Chutou
O que não prestou
E o mandou
A passear,
Melhor dito, bronzear!
V
Hoje, Arrumei tudo:
O dossiê
De materiais colocado
No armário do grupo;
Organizei o o P.IA
Do oitavo G;
Fui à secretaria
Pedir o nº do processo do Pedro Lopes
E recolhi os meus recibos
Com quinhentos
E cinquenta Euros
Cada mês!!!
VI
Apeteceu-me reflectir
E escrever
Na altura
Do ir
Embora,
Sobre o que tenho agora
A fazer,
Para não perecer,
Devido Tanta
Coisa
Na minha massa
Cinzenta !
VII
Dos colegas
Me despedi
E apenas
Lhes pedi
Que não me esquecessem
Mesmo que estivessem
Bem distantes
Noutras partes.
VIII
Ao Filipe Neves,
À Patrícia Soares,
À Noémia,
À Ana Paula,
À Manuela,
Ao José Romão
E a todos,
Os amigos
Que adquiri nesta escola,
Os meus sinceros
E verdadeiros
Agradecimentos
Do fundo do coração,
Pelas ajudas e contributos
Que me deram
E prestaram!
IX
Parto
Com uma mmissão
Cumprida
Desta escola,
E com a consciência tranquila
Do dever do cidadão
Em cada momento!
X
A vida
Ensinou-me a partir
Como um"nómada"
Quando esscaseia alimento
E ir,
À demanda
De algo útil para o sustento,
Algo que garanta a sobrevivência
Em qualquer circunstância,
Pois, sempre defendi
E aprendi
A sobreviver,
A remar,
" Parar,
É morrer" !!!
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO, 22 DE JULHO DE 2011.
QUELUZ(6ª-FEIRA, 19H4O MINUTOS) MATTOS ( NDO )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário